Para mães divertidas, seguras, criativas, cheias de atitudes, atletas, donas de si, firmes, corretas e também para as mães que, como eu, não são tanto, mas são boas, intencionalmente boas mães.

sábado, 8 de agosto de 2015

Um final de semana em Fortaleza com crianças gastando quase nada!



O blog foi criado após um final de semana em que a folguista faltou. Depois de uma semana de trabalho puxado o que eu menos queria era não ter ajuda para cuidar dos meninos ( na época com 1 e 3 anos) e cozinhar, limpar a casa... Mas o que tinha tudo para ser ruim foi maravilhoso! Nem precisamos limpar a casa pois mal ficamos dentro dela! Aventuramo-nos por Fortaleza, descobrindo lugares e aproveitando o que de melhor ela tinha a nos oferecer.

O post de hoje vem depois de 4 anos da criação do blog. E se naquela época o final de semana já tinha sido divertido, hoje sobram opções de lazer com crianças em nossa cidade que podem  fazer de qualquer final de semana uma grade aventura.

Tem teatro, música, contação de histórias, cinema, esporte, exposições, planetário... E você não precisa gastar muito, tem diversão para todos os bolsos.

Aqui neste roteiro vamos sugerir uma programação que promete agradar a toda família sem ter que quebrar o cofrinho. Vamos lá!

Sexta: ( ninguém é de ferro e sexta é sexta!)

  •  Deixar meninada na casa dos avós, em uma amiga camarada ou com uma babá de confiança e sair para namorar e tomar uma cervejinha.  
  • Uma opção alternativa e que já utilizamos são as festas do pijama que a Escola de Atores Marcelino Câmara realiza às vezes. Recebem nossos filhos às 7 da noite e garantes lanche e uma programação bem divertida até às 10. Enquanto isso papai e mamãe pegam um cineminha, jantam e namoram um pouco.
  •  Se tiver que arrastar a criançada, a opção são os restaurantes com ambiente favorável para as crianças. Muitos tem parquinhos infantis e menus específicos para crianças.

Sábado:
·      Manhã

  • Atividade ao ar livre!

Praça Martins Dourado no Cocó
Que tal ir à praia do futuro? Se a maré estiver seca é perfeito para deixar a criançada correr na areia molhada, fazer castelinhos, buracos, bolos de areia, jogar futebol... Eu não gosto de ir com a maré cheia, então opto por outras atividades.

Stand up paddle ( SUP) no rio Pacoti no Pono Point ou na lagoa do Colosso são ótimos substitutos à praia. Você tem que desembolsar o valor do aluguel das pranchas mas não é tão caro.

Se não tá a fim de sair de casa, desce para a área comum do prédio ou vai pro quintal de casa para brincar de balões de água. Adoramos essa brincadeira e os meninos sempre se divertem bastante.

·      Tarde

  • Teatro, cinema e contação de história

Sábado a tarde não tem desculpa para ficar em casa com as crianças. A cidade está lotada de programas gratuitos de qualidade e ainda tantos outros por muito pouco dinheiro.

CineTeatro São Luiz na Praça do Ferreira
As grandes livrarias da cidade como Nobel, Saraiva, Ler e Cultura geralmente tem contações de história aos sábados. Nunca fui a uma para me arrepender. Depois ainda dá para ficar com os meninos lendo alguns livros ou comendo um lanche nos cafés das livrarias.

Muitos shoppings ( arriscaria inclusive dizer que todos) tem atividades gratuitas para a criançada. Apresentações teatrais, oficinas, shows de música e contações de historia estão sempre acontecendo!

Os teatros do Centro Cultural Dragão do Mar, do SESC, da Caixa Cultural, José de Alencar, Viva escola de artes estão com boa programação de teatro infantil aos sábados e quase sempre tem coisa boa acontecendo.

Cinema é sempre uma boa opção! Aos finais de semana as tarifas estão com preço cheio porém você pode optar por sessões de matinês que muitas vezes são mais baratas ou ir ao CineTeatro São Luiz que tem preços bem acessíveis.

 Domingo
·      Manhã

  •  Bicicleta

Passeio Público
Vamos colocar a meninada para pedalar pois domingo pela manhã a cidade fica sob duas rodas! O clima é muito legal, várias famílias saem para a ciclofaixa de lazer e pedalam juntas. Se você não tem segurança de levar seu filho para a ciclofaixa, leve-o a uma praça para andar de bicicleta, skate, patins... Pracinhas que gosto muito são a da Imprensa, a Luiza Távora e a Martins Dourado.

Rota da Ciclo Faixa de lazer
Não quer andar de bicicleta mas quer sentir o clima? Vá ao Sebastião de Abreu e dê uma caminhada. Explore o parque do Cocó e seus manguezais com as crianças.

Outra ótima opção é ir ao Passeio Público. Lá você pode relaxar à sombra das lindas árvores e fazer um piquenique com a criançada. A partir das 9 da manhã sempre tem atrações infantis gratuitas legais e um pouco mais tarde tem música de qualidade para os adultos. 

A Casa José de Alencar é mais uma boa pedida para as manhãs de domingo. Muitas árvores e espaço para a meninada correr. Em muitos domingos tem Picnic Literário promovido pelo Clube da Sivozinha com programação infantil gratuita por lá e é bem animado! Porém, mesmo que não tenha evento, o lugar é bem legal para fazer piquenique e deixar a criançada solta.

Domingo
·      Tarde

Podemos ir diminuindo o ritmo, não é?
Que tal um pulo ao planetário do Centro Cultural Dragão do Mar. O ABC do sistema solar é bem legal e mistura emoção, suspense e aprendizado. Às apresentações ocorrem sempre às 17 horas.
Planetário do Centro Cultural Dragão do Mar
Depois do planetário você pode passear pelo Dragão do Mar e curtir as atrações infantis gratuitas que todos os domingos acontecem por lá na Praça Verde. 

Se não gostar de planetário e quiser respirar um pouco de maresia, vá até a praia de Iracema e sente com seu filho em algum dos espigões e tentem achar os botos sempre passeiam por lá. Quem sabe vocês não dão sorte e avistam alguns. As tardes de domingo são bem animadas por lá. O calçadão fica lotado de crianças andando de patins e carrinhos que podem ser alugados lá mesmo.

Quer ir ao teatro para fechar bem o final de semana? No teatro Arena Aldeota sempre tem peça infantil do grupo Comédia Cearense às 17h.



Ufa! Foi ou não foi um final de semana divertido?
Tem muita coisa acontecendo na nossa cidade. Seja ao ar livre ou dentro dos teatros e dos shoppings, atração infantil é o que não falta. Vamos aproveitar!

O Folga da babá em sua página no Facebook e no Instagram divulga muitas atrações infantis da cidade. Outro canto onde você pode conferir uma agenda cultural infantil bem completa é a página do facebook Programação infantil – Fortaleza.

Bom final de semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário