Para mães divertidas, seguras, criativas, cheias de atitudes, atletas, donas de si, firmes, corretas e também para as mães que, como eu, não são tanto, mas são boas, intencionalmente boas mães.

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Palmas a Hiroldo Serra, vaias ao público


Convidei uma amiga para irmos juntas ao teatro. Fazia tempo que não saíamos juntas com as crianças. 

Assim fizemos, fomos assistir à peça Dona Onça Pintada e Seu Bode Cheiroso da Comédia Cearense. Chegamos cedo, compramos nossos ingressos e esperamos a abertura dos portões do teatro.

Sentamos na segunda fila, o que nos daria uma ótima visão da peça. Estávamos todos animados. Venho acompanhando as peças da Comédia Cearense desde do início da temporada e são sempre muito divertidas.

A peça começou bem e já rendia boas gargalhadas. Hiroldo Serra em cena como
Seu Bode Cheiroso incentivava a participação das crianças e até as convidava para subir ao palco em situações determinadas.

Acontece que daí para frente a coisa desandou. Crianças começaram a subir ao palco a todo momento. A coisa ficou fora de controle. Seu bode cheiroso e dona onça pintada tentavam, com toda paciência do mundo, lidar com a invasão das crianças.

A pesar do desconforto que estava gerando na plateia, do olhar de espanto da maioria do publico com aquela situação, os únicos que pareciam não se incomodar eram os responsáveis pela crianças que atrapalhavam o espetáculo.

Uma menina insistente ainda tentava exibir-se no palco. Tentava ainda manter um diálogo com os personagens atrapalhando a cena. Ao mesmo tempo que meu descontentamento crescia com aquela situação, minha admiração pelos atores crescia.

Imagino que não seja fácil atuar, mesmo para o mais experiente dos atores, atuar deve exigir uma certa concentração. Agora imagine vocês tentar garantir a diversão de crianças e adultos que pagaram o ingresso para assistir a uma peça infantil e ao mesmo tempo ter que lidar com crianças entrando em cena, mexendo em seu cenário e colocando-se no meio do espetáculo.

Ah, ia esquecendo. Em duas cenas, os personagens seguravam lamparinas. Nem a presença de fogo no palco fez com que os responsáveis pelas crianças as impedissem de subir. Os pobres atores tinham que encenar, interagir com a plateia e ainda garantir a segurança das crianças que impertinentemente subiam no palco.

Nunca tinha visto isso. Vou ao teatro quase todo final de semana com meus filhos. Caixa Cultural, José de Alencar, Teatro Via Sul, Teatro Rio Mar, Sesc Emiliano Queiroz, Sesc Praia de Iracema, Centro Cultural Dragão do Mar... Já vi muitos absurdos por aí, mas eu nunca tinha visto tamanha falta de educação e sensibilidade.

Infelizmente, mesmo com todo o empenho do elenco da Comédia Cearense, o programa não foi tão agradável como deveria ser graças a falta de educação do público.

Eram crianças de 3 a 8 anos, imagino. Eram perfeitamente capazes de ficarem sentadas em seus lugares. De participarem da peça quando convidadas e de retornarem aos seus lugares quando solicitadas. Mas não. A inércia de seus responsáveis diante daquele absurdo era impressionante.

Vou parar por aqui. Ratifico meu elogio aos atores em cena.
Não vou nem falar na minha péssima experiência no dia anterior, na Caixa Cultural, ao tentar bater uma foto com o Grupo Teatral Milongas após a excelente apresentação de Contos Fadados. Acho que vocês já podem imaginar o que aconteceu... Fila parecia uma coisa obsoleta, algo pertencente ao imaginário popular, entidade falida...

Vou continuar indo ao teatro, claro. Mas seria ótimo não ter raiva toda vez que fosse.

Serviço: 
A Comédia Cearense apresenta-se todo domingo no teatro Arena Aldeota, às 17 horas. Segue com o espetáculo Dona Onça Pintada e Seu Bode Cheiroso por mais 2 finais de semana, depois disso será o musical Noiva Cadáver e em seguida Cinderela.

2 comentários:

  1. Fui ontem assistir esta peça. ASSINO EMBAIXO O QUE ESSA SENHORA FALOU. Foi horrível!
    Ouvi na saída a avó da menininha impertinente dizer que não chamava atenção porque era avó. Ora bolas! Avó também educa.
    Parabenizo aos atores pela forma brilhante, inteligente e paciente de como contornaram a situação.
    Aviso: cearense viaja para o exterior, acha a educação do povo lá fora um espetáculo, mas não absorve nada. Aqui menino não é mais expulso de colégio, o professor é que perde o emprego, pois não se ensina os filhos a assumirem os próprios erros, vai todo mundo jogando os podres dos mesmos para debaixo do tapete.

    ResponderExcluir
  2. O pior é observar que os 'filhos' crescem sem educação alguma, sem limites... Se seus pais não usam a educação que receberam, o que esperar de uma turminha que recebe 'zero' em cidadania? O que esperar em cinco, dez anos... quando a "menina impertinente" (e demais do palco) estiver dirigindo, tomando decisões e interferindo no direito do seu vizinho? Preocupante e triste.

    ResponderExcluir