Para mães divertidas, seguras, criativas, cheias de atitudes, atletas, donas de si, firmes, corretas e também para as mães que, como eu, não são tanto, mas são boas, intencionalmente boas mães.

domingo, 3 de maio de 2015

Desabafo


Caro Colégio Farias Brito,

Venho aqui expressar meu descontentamento com a solicitação a mim enviada pelo colégio na última quinta-feira, dia 30 de abril. No recado constava:

            “Senhores pais,
            No dia 09/05 (sábado), às 15h será nossa festa de homenagem ao Dia das Mães. O figurino de seu filho deverá ser confeccionado tendo como base o modelo ao lado.
            Meninos:
-       Blusa T-shirt branca com coração em tecido na mesma cor da bermuda.
-       Mochila nas costas.”

Imagino que o recado foi enviado na véspera do feriado para que tivéssemos mais tempo de digerir a informação. Porém, mesmo após três dias continuo achando descabida e desnecessária a solicitação feita.

O figurino deve ser confeccionado? Coração em tecido?

Tenho certeza de que a escola pretende fazer uma festa linda e uma homenagem bem bacana às mães de seus alunos. Porém, qual é o problema do coraçãozinho de cartolina pendurado no pescoço muitas vezes pintado e montado pelo próprio aluno?

Não me entendam mal. Acredito na parceria entre pais e escola. Gosto de me envolver nos projetos desenvolvidos e faço questão de apoia-los. Porém, para mim, essa solicitação foi descabida.

Esclareço também que tenho alguma habilidade manual, possuo agulha e linha em casa e até uma máquina de costura com a qual arrisco alguns projetos. Também tenho cola para tecido e alguns retalhos. Mesmo assim, com tudo a meu favor para atender a solicitação, achei absurdo o fato do colégio enviar tal recado.

Nos últimos anos, venho parabenizando sistematicamente o colégio Farias Brito pelo estilo adotado em seus eventos comemorativos. Extremamente pontuais e criteriosos com o horário, simples e valorizando a interação entre pais e filhos. Faço questão de ir às professoras e coordenadoras parabeniza-las pela evento, valorizando o trabalho feio com carinho e dedicação.

Acho que a solicitação de “confeccionar o figurino” do meu filho fugiu totalmente da tendência da escola em valorizar festas simples porém cheias de significado emocional. Tendência esta que muito me agradava.

Para mim, as comemorações do dia das mães na escola começaram mal. Gostaria de ser homenageada e não precisar me preocupar com coração em tecido da mesma cor do short. Preferiria ocupar meu tempo com meu filho desenhando e pintando um coração bem legal em um papel do que tentando estacionar na Casa Blanca para comprar 30cm de tecido.

Depois do desabafo...
Vou pegar os meus retalhos, achar o melhor tecido e cortar com cuidado um coração perfeito. Vou procurar uma linha da mesma cor e costurar caprichando no acabamento. Irei separar o short da cor do coração da blusa e arrumar meu menino bem bonito. Ele vai fazer sua homenagem, cantar e dançar para mim, e eu vou encher os olhos d’água.

O coração em tecido aplicado na blusa branca com o short combinando não vai ter feito a menor diferença naquele dia. Porém, vai me dar um trabalho desnecessário que eu não queria ter na semana anterior.

O que é que custa? Custa quase nada. Mas também não faz sentido algum. 
E eu nem falei da mochila nas costas...

Muitas vezes, menos é mais!

2 comentários:

  1. Eu confesso que gostei da idéia.
    Eu faria um coração em tecido e colaria com cola para tecido, daria bem pouco trabalho e ficaria lindo. E ainda incluiria a criança nessa confecção. Vai ser bem divertido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flávia, também acho que ficará bonito. Apenas não vejo vantagem em se impor esse tipo de figurino. Comprar tecido da cor de um short, cola para tecido, blusa branca lisa para colar o coração... Será que precisa disso mesmo? Abraços.

      Excluir