Para mães divertidas, seguras, criativas, cheias de atitudes, atletas, donas de si, firmes, corretas e também para as mães que, como eu, não são tanto, mas são boas, intencionalmente boas mães.

sábado, 18 de abril de 2015

Conversa no escuro do quarto


Toda noite a gente faz tudo mais ou menos igual. Escovamos os dentes dos meninos, escolhemos um livro infantil pra ler e depois contamos historinhas. Cada um tem direito a escolher um tema, e a gente se vira para fazer a historia funcionar.
Depois disso, beijos e abraços de boa noite.

Igor geralmente sucumbe no começo da segunda historinha, mas André resiste até o final. E ainda resmunga, pede e aperreia por mais. Mas a regra é clara: no máximo duas historinhas.

O domingo é especialmente complexo. Além do banzo natural do dia, os meninos acordam tarde pela manhã e, como era de se esperar, não estão com sono às 8 da noite.  A gente deixa ficar mais um pouco acordado, porém, sabendo que vai pagar o preço na manhã de segunda-feira.

Embora a rotina comece mais tarde aos domingos, a estrutura permanece a mesma. Ninguém muda as regras do jogo. Porém, o processo todo acaba e ninguém pega no sono. Eu, querendo preservar minha rotina noturna a tanto custo conquistada, dou um beijinho em cada um e digo boa noite. Sem dó, nem piedade.

Saio e deixo os dois lá, com os olhos acesos no escuro do quarto.

E é aí que a mágica acontece.

Domingo passado, depois dos beijos de boa noite, fiquei trabalhando no quarto. Dalí pude ouvir a conversa leve e descontraída dos meus dois meninos. Um barulhinho tão bom de ouvir. Vozes interrompidas por sorrisos e muita espontaneidade.

Os minutos foram passando e não tive coragem de repreende-los. Se dormir tarde faz mal a saúde das crianças, ter o irmão como amigo e confidente tem seus benefícios.

Um falava do campeonato de futebol, o outro do desenho favorito. Imitavam personagens animados, riam um do outro. André ajudou o Igor a contar quantos dias faltavam para a festinha de aniversário dele, o que gerou ainda mais euforia.

Sem distrações, no quarto escuro, eles falavam o que vinha na cabeça, como se digerissem melhor os assuntos pendentes do dia. Uma espécie de chuva de ideias, só que com gatinhas coloridas, irrigando mais bem-querer entre eles.

Acho que começo a gostar mais dos domingos.
Já curiosa para saber as pautas que serão discutidas amanhã a noite.

Bons sonhos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário