Para mães divertidas, seguras, criativas, cheias de atitudes, atletas, donas de si, firmes, corretas e também para as mães que, como eu, não são tanto, mas são boas, intencionalmente boas mães.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

QUASE perfeito.


Mariana é mãe de Julia de 2 ano. Durante sua gravidez, preparou-se bastante para a maternidade. Leu livros, fez cursos e manteve hábitos saudáveis.

Mariana fez questão de tentar um parto vaginal. E com o apoio do seu médico e de uma equipe multidisciplinar Julia nasceu bem de uma parto normal sem intercorrências.

A amamentação exclusiva até os seis meses era coisa de que Mariana não abria mão. E embora as primeiras semanas tivessem sido bem atribuladas, com a ajuda de especialistas em amamentação, Mariana conseguiu seu objetivo. 

Em casa, Mariana sempre foi muito cuidadosa. A segurança do bebê era prioridade. Tinha atenção especial para a higiene. Mantinha álcool gel sempre a mão e orientava  todos quanto a importância de lavar sempre as mãos.

Mariana voltou a  trabalhar ao fim da licença maternidade porém optou por ajustar seu regime de trabalho e ter horários mais flexíveis, assim poderia dedicar mais tempo a filha.

Julia era uma criança alegre e saudável. Aproveitava bastante os passeios com a mãe que fazia questão de levar a filha a programas infantis de qualidade. Mariana lia todas as noites para Julia dormir e evitava televisão em excesso.

Para maior conveniência, Mariana escolheu uma escola para Julia perto da sua casa. Assim ela poderia participar mais ativamente da educação formal da filha em parceria com a escola.

Por insistência da filha e por acreditar que a convivência com animais é extremamente saudável para as crianças, Mariana adotou um cachorro. Jujuba, uma cadelinha de porte médio, tornou-se a grande companheira de Júlia.

A preocupação com a saúde da Julia mantinha Mariana sempre atenta aos cuidados com Jujuba. A cadela tinha calendário vacinal em dia e tomava banhos regulares na clínica veterinária.

Mariana esforçava-se para chegar cedo do trabalho e fazer o programa predileto da Julia: passear com a Jujuba. Para manter a cadela sempre limpa, Mariana colocava meinhas nas patas dela antes de saírem para a rua. Julia achava aquilo muito divertido.

Como moravam perto do parque do Cocó, os passeios eram bem agradáveis. Mariana aproveitava para conversar com a filha e matar as saudades depois de um longo dia de trabalho. Julia usufruía da liberdade de um passeio fora dos muros do prédio e Jujuba  garantia sua “ida ao banheiro”.

Jujuba defecava na calçada com a naturalidade própria dos animais. Julia ignorava o fato com a distração própria das crianças e Mariana não recolhia as fezes do seu cachorro com a má educação que é peculiar de grande parte da nossa população.

Oh Mariana... Você estava indo tão bem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário