Para mães divertidas, seguras, criativas, cheias de atitudes, atletas, donas de si, firmes, corretas e também para as mães que, como eu, não são tanto, mas são boas, intencionalmente boas mães.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Historia de feitiçaria ( e coragem, e conquistas e... cocô)


-       Não consigo mamãe...
-       Uhn... Sendo assim, acho que vou ter que tomar uma medida drástica.
-       O que, mamãe?
-       Vou ter que falar com a Bivó Celina.
-       Por que?
-       Ah, você não sabia? A Bivó Celina era feiticeira, uma bruxinha do bem, e ela sempre tem solução pra tudo. Posso falar com ela para ver se ela tem a fórmula do cocô?
-       Será que ela tem?
-       Não sei, não custa nada tentar...

E foi assim que toda a história começou. André controlava os esfíncteres desde os 2 anos, porém nunca teve coragem de fazer cocô na privada e sempre pedia a fralda.  Aos 4 anos e meio, resolvi leva-lo à psicóloga. Fez consultas semanais durante quase 6 meses, sem progressos. Tirei da psicóloga e parei de falar no assunto ou pressiona-lo por alguns meses. ( post - A sala de espera) E aí, voltei com força total! Plano novo. O rico imaginário de uma criança de 5 anos seria meu aliado. Associei com memórias da minha própria infância e coloquei meu plano em ação. Contei também com a força de vontade do meu filhote, que também já se sentia constrangido e incomodado o com a situação.

Passados alguns dias da primeira conversa...

-       André, falei com a Bivó.
-       E ela tinha a fórmula, mamãe?
-       Ela disse que ia procurar no porão da antiga casa, onde ela tinha seu caldeirão.
-       Caldeirão?!
-       Claro, onde você acha que ela preparava os remédios e fórmulas que solucionavam quase tudo?
-       Ah... E você já viu esse caldeirão?
-       O caldeirão não, mas quando eu era criança, lá na casa da bivó...

O presente pós conquista
E aí me deixei viajar nas recordações de infância. ( post - Um cheiro que só lá tem) Meus avós moravam em uma casa na avenida Antônio Sales, bem longe do meu mundinho familiar da Cidade dos Funcionários, onde passei toda minha infância e adolescência. Atrás da casa havia um quintal e lá tinha um quartinho, e esse era o local perfeito para as atividades secretas da vovó. Como todo bom quartinho de quintal, este era cheio de quinquilharias, e por que não dizer de ingredientes para as fórmulas mágicas. As prateleiras eram cheias de garrafas e latas velhas. Não ousava abri-las na infância, mas agora imagino as asas de morcegos, patas de aranhas e olhos de sapos dentro delas... E contei algumas das minhas aventuras com minha irmã e meu primo Daniel para André. Isso nos rendeu várias historinhas para dormir durante aquela semana. Cada noite uma, aguçando a imaginação do meu menino.

Em um domingo, quando André já não fazia cocô há 4 dias, resolvi colocar o plano em ação!

-       André, surpresa, a bivó conseguiu a fórmula!
-       Sério? E cadê?
-       Ela disse que só pode dar na hora exata. Disse também que não é um fórmula simples, ela é especial. Ela dá coragem e valentia e por isso a pessoa consegue fazer cocô. Quando você quiser tentar, avisa a mamãe que eu preparo.
-       Tá bom.

A noite, meu menino já cansado das brincadeiras de domingo, disse:
-       Eu quero tentar, mamãe.

Meu coração acelerou... Era agora ou nunca! Meu plano tinha que funcionar!
Peguei o copinho mais enfeitado que eu tinha, coloquei a fórmula mágica com cuidado ( Lactulona, para dá uma ajudinha farmacológica) e pronto!

André sentou na privada e tomou apreensivo a fórmula, até a última gota.
-       André, olha!
-       O que mamãe?
-       A luzinha! Bem que a Bivó falou! Ela disse que uma luzinha ia descer da sua boca até a barriga. Quando a luzinha chegar lá embaixo o cocô sai!
-       Tu me avisa então.
-       Ok.

Tentei distrai-lo um pouco, sentei-me e comecei a conversar sobre as história da bivó. De vez em quando checando onde a luzinha estava e tentando tranquiliza-lo, pois a medida que a luz descia ele mostrava-se mais ansioso. Até que a luz chegou no pé da barriga. Era chegada a hora...
Depois de quase 20 minutos tentando, eu já havia desistido. Inventei uma desculpa qualquer sobre a fórmula, disse que ia tentar conseguir outra e saí cabisbaixa.
Dois minutos depois, enquanto tomava banho, meu menino entra no banheiro e diz: Consegui!!!
Nunca havia vista tamanha expressão de contentamento e alegria no rosto do André. Saí correndo enrolada na toalha, os olhos cheios de lágrimas e peito transbordando de orgulho do meu menino. Ele tinha conseguido!

Abraços, beijos, presentes e título de menino mais corajoso do mundo ( além de ser bisneto da feiticeira Celina- o que já é uma grande honra)

Da lá pra cá tudo transcorrendo bem. Utilizamos a fórmula mágica umas 2 vezes mais e depois André ficou independente das feitiçarias.
Fraldas nunca mais!!

A bivó Celina ainda não sabe da história, mas recebeu sem entender uma encomenda de uma fórmula secreta para parar de chupar o dedo. Igor aguarda ansioso. ;-)

Um comentário:

  1. Queria que houvesse uma ajudinha farmacológica para o meu deixar de urinar na cama - aos 6 anos de idade.. Também já estou tirando da psi, depois de um ano, para tentar outras coisas...

    ResponderExcluir