Para mães divertidas, seguras, criativas, cheias de atitudes, atletas, donas de si, firmes, corretas e também para as mães que, como eu, não são tanto, mas são boas, intencionalmente boas mães.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Todo mundo merece Cecília


Comprei de presente de aniversário para o André. Para encaixar com carinho entre uma aventura e outra, entre as lutas para salvar o universo, entre as corridas frenéticas. Menino de 5 anos é assim, cheio de vida em preto e branco, extremos de cor e tempo. Achei que um pouco de poesia traria equilíbrio ao meu pequeno rapaz. Tive sucesso em algumas tentativas de prender sua atenção com um pouco de Cecília, mas em muitas outras, frustração. 
Fiquei lendo alto, sem me render. Mesmo que fazendo pano de fundo para a batalha que se passava ao lado, barulhenta e impiedosa.
Para minha surpresa, a poesia de Cecília chamou a atenção de Igor. A despeito da animada brincadeira do irmão, Igor aproximou-se interessado no que eu lia. Sentou-se ao lado, aninhou-se e rimos juntos, eu, ele e Cecília.
Hoje a noite Igor dormiu ouvindo as poesias de Cecília. Abrimos uma página qualquer e lemos com atenção a poesia escolhida. Vimos a ilustração em cada página. Meio pastel, meio apagada, mas suficiente para atrair os dedinhos do meu menino, que apontou e perguntou.
Bons sonhos virão com certeza. Igor dormirá com Cecília no coração.
Quanto a André... Cecília estará sempre alí, como um sopro de ternura, como alento na vida de um menino de 5 anos. Será sempre lida, escutada com atenção ou não, pois todos merecem um pouco de Cecília.

Recomendo este lindo livro como presente de natal, seja a criança a idade que for. Poesia é bom para todos, e poesia para crianças é ainda mais bela e merece ser lida em voz alta, sempre!

Um comentário:

  1. Lembrei desse trecho de uma poesia do Manoel de Barros,do livro 'Memórias inventadas para crianças':

    "A mãe reparou que o menino
    gostava mais do vazio
    do que do cheio.
    Falava que os vazios são maiores
    e até infinitos."

    Na epígrafe do mesmo: “Tudo o que não invento é falso”
    ...e que forma linda de inventar o mundo é pela poesia, não!?

    ResponderExcluir