Para mães divertidas, seguras, criativas, cheias de atitudes, atletas, donas de si, firmes, corretas e também para as mães que, como eu, não são tanto, mas são boas, intencionalmente boas mães.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Pequenos viajantes, grandes destinos - Primeiro da série

Instituto Baleia Jubarte
Bom escrever assim, enquanto a viagem está fresquinha na memória. Acabo de voltar da Praia do Forte e escrevo aqui para recomenda-la como destino de viagem com crianças.
Com um voo rápido de 2 horas ( até Salvador) e 45 minutos de carro ( em ótima estrada) você chega na Praia do Forte. Mas não alugue carro! Você não vai precisar dele quando chegar lá. Pegue um taxi ou um "transfer" (sua pousada agenda para você).
Cidade agradável que sabe ser tranquila e badalada ao mesmo tempo. Há muitos bares, restaurantes, hotéis e pousadas. As opções de hospedagem vão desde resorts com excelente estrutura até pequenas pousadas no centro da vila. 

Pousada Tatuapara
Fiquei na pousada Tatuapara (que significa tatu bola). Recomendo pelo preço, pela qualidade e principalmente pela localização. Fica ao lado do Projeto Tamar  e da pracinha da Igreja. Apenas 10 minutos de caminhada para as piscinas naturais e a 100m da rua principal. Em frente da pousada tem um gramado e um parquinho infantil público. Porém, a própria pousada tem piscina e uma pequena sala com canais infantis de televisão, alguns brinquedinhos e 2 playstations ( que me bastaram!) para distrair as crianças. Ponto negativo: não tem cozinha, e quando se está com crianças isso pode ser um problema. O serviço limita-se a bebidas e alguns petiscos, porém tem um excelente café da manhã. 
Alimentando e tocando nos tubarões - TAMAR
Também tive a oportunidade de conhecer o resort Tivoli. Outro mundo, outro esquema. Além das atrações para adultos próprias de um resort, as crianças sentem-se no céu! Animadores apostos até as 10 da noite que divertem e alimentam seu filho e acabam com toda ( digo toda mesmo) a pilha. Área infantil enorme, com parque, piscinas exclusivas, campo, cineminha... Esse é o lugar para ir se você quer descançar ou namorar, pois seus filhos não irão fazer muita questão da sua companhia ( os acima de 3 anos). O resort tem acesso a praia e nela muitas atividades disponíveis aos hospedes porém , como ponto negativo, fica distante da vila, necessitando carro para ir à rua principal. Toda essa comodidade tem seu preço, uma diária no Tivoli custa por volta de 5 vezes mais que a da Tatuapara.
A cidade torna-se especialmente agradável por ter uma grande rua principal onde não passam carros. Você senta no restaurante e seu pequeno pode ficar solto para explorar o ambiente ( o meu explorou bastante!). Comida de todo tipo você encontra e fica fácil achar algo que agrade. Cansou? Pegue um bicitaxi que por si só já é uma atração para a meninada e custa 10 reais de qualquer ponto da cidade para qualquer outro ;)
As principais atrações da Praia do Forte preenchem bem 2 dias inteiros e são:
Piscinas naturais
  • Projeto Tamar = ver e alimentar tartarugas, pegar nos tubarões e nas arraias, aprender sobre esses e animais em uma visita guiada e com sorte, acompanhar uma abertura de ninho de tartaruga.
  • Rua principal = lojas, bares e restaurantes o tempo todo com trânsito livre apenas para pedestres! 


  • Instituto Baleia Jubarte = Bosque muito agradável onde podemos encontrar varias replicas e um enorme esqueleto de baléia, além de sala de video ( 3D, em breve). Também onde são organizados passeios de observação das baléis de junho a outubro.
A mais linda Figueira que já vi!
Castelo Garcia D'Ávila
  • Piscinas naturais = piscinas que se formam entre as pedras quando a maré baixa. Além do tranquilo banho de mar, é possível observar muitos ( muitos mesmo) peixes. As crianças ficam super empolgadas! 


  • Castelo Garcia D’ávila = sendo a quarta construção do país, ele encanta os adultos pela importância história, os pequenos devem gostar mais da imensa e belíssima figueira na entrada.
  • Passeios a cavalo, quadriciclo, canoa,  barco...
Espero que tenham gostado do Post de estreia da série Pequenos viajantes, grandes destinos do folga da babá. Para onde eu for com os pequenos, conto para vocês ( indicando ou desencorajando) !

2 comentários:

  1. Vc foi só com o mais velho? Pq não levou o menor? Não recomenda pra ir com 2 crianças??? Tenho 2 meninos tb, um de 3 e o outro de 1 ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RECOMENDO SIM, IR COM OS DOIS. ACHEI A CIDADE ÓTIMA PARA VIAGEM COM CRIANÇAS. LEVEI APENAS O MAIOR POR PURO DESCONHECIMENTO DAS CONDIÇÕES LOCAIS :) E TAMBÉM POR QUE QUERIA DESCANSAR UM POUCO.

      Excluir