Para mães divertidas, seguras, criativas, cheias de atitudes, atletas, donas de si, firmes, corretas e também para as mães que, como eu, não são tanto, mas são boas, intencionalmente boas mães.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

S A Sa - U - D A Da - D E De: saudade!


Dos marcos do desenvolvimento infantil esse está sendo o mais interessante pra mim. Sentar, rolar, comer a primeira papinha e andar foram legais, as primeiras palavras melhor ainda, mas nada se compara a leitura.
Já me peguei diversas vezes com os olhos marejados ao ouvir André tentando ler alguma palavra. O esforço, a persistência e as descobertas já inspiram por si só.
A leitura antes de dormir ficou mais demorada porém infinitamente mais prazerosa. No início, escolhia palavras soltas para ele tentar ler. Meus critérios eram: dissílabas, sem acentos, sem dígrafos e de significado claro, de preferencia substantivos. Fácil de encontrar em qualquer livro infantil. Depois a brincadeira da vez era: uma palavra minha e uma tua. Líamos juntos, revezando as palavras. Sem querer eu lia as mais difíceis... Agora ele burla as regras e ler minhas palavras também. Não reclamo.
Semana passada uma das professoras de André disse entusiasmada: - André esta lendo! E lenvando-o pelo braço até a lousa disse:
-Lê essa palavra André
- Café
- E essa?
- Suco
-Viu? Perguntou dirigindo o olhar para mim.
Não respondi, sorri para André. Ele olhava para mim, também sorrindo. Líamos um ao outro, como cúmplices na vida, guerreiros na mesma batalha.
Meu menino está ganhando o mundo de presente, que vem em forma de palavras. Isso é grande! Importante.
Vai ler um mundo de possibilidades. O nome da peça teatral que iremos domingo, o nome completo da menina mais bonita da sala de aula, o tema da redação do vestibular, a cidades propostas para o intercâmbio estudantil... E lerá “saudade” nas minhas mensagens, mesmo quando não houver a palavra saudade escrita.
Meu menino olha pra mim e ler a palavra escrita na minha blusa, ler meu coração cheio de saudade daquele bebê que amamentei e cheio de orgulho da criança que abraço.
Recuso-me a pensar que toda criança ler um dia, que meu filho é só mais um. Prefiro comemorar a vitória, como tento fazer a cada pequena conquista dos meus meninos.  É muito melhor viver assim!
 Aguço os ouvidos e escuto com prazer o sotaque mais lindo do mundo, com “M” e  “L” bem compridos, o “ E ” e o “O”  bem abertos. O sotaque mais lindo do mundo é o de uma criança aprendendo a ler.

Eu: Foi ao banheiro, amor?
André: Fui, mas estava escrito errado.
Eu: Como assim?
André: Tinha EL-É na porta e é para ser EL-I. Vamos mandar corrigir?

Um comentário:

  1. Lindo, querida!
    um beijo pra você e (pede pra ele ler)...

    UM BEIJO PRO ANDRÉ!

    ResponderExcluir