Para mães divertidas, seguras, criativas, cheias de atitudes, atletas, donas de si, firmes, corretas e também para as mães que, como eu, não são tanto, mas são boas, intencionalmente boas mães.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Brincadeirinhas

"Como seria bom poder ter mais tempo para brincar com meu filho..."
"Se eu pudesse não iria trabalhar hoje e passaria a tarde brincando com meus filhos.."
"É bom ter um tempo em família para, simplesmente, brincar..."

Essas frases saem bastante das nossas bocas porém muitas vezes não medimos o seu real valor.  Adoro brincar com meus filhos, mas qualquer coisa que passe de 30 minutos seguidos me deixa louca. Preciso pedir licença aos meus amigos superheróis, desviar das patas de dinossauros e pegar carona com o McQueen para a saída mais próxima. Mas estou falando de realmente brincar, envolver-se na brincadeira, virar a bruxa malvada ou a Mulher Maravilha e ser autodidata da arte de fazer bichinhos com massa de modelar.  Não vale o tempo que ficamos com nossos Smartphones lendo os email ou jogando Drawsomething e eventualmente interagindo com o filho
.
 Quando há bagunça, meninada toda junta,  brincadeira nova, programação de cinema ou teatro a coisa muda de figura, os dias passam rápidos e animados. Porém, imaginemos o pior cenário: Domingo, livraria Cultura fechada, chovendo, sem programação infantil no teatro ou cinema, você e seus pimpolhinhos cheios de energia em casa.  Aqui vão algumas atividades que fiz com André e Igor em dias assim. 

Tática 1 – Repaginar a brincadeira
Nesse dia, a brincadeira de dinossauros ganhou outra vida. Mais suspense e mais diversão. Basta apagar a luz do quarto e ter um abajur em mãos. Você pode experimentar com qualquer bonequinho de brinquedo que tenha contornos bem definidos ou com suas próprias mãos. Smurffs e dinossauros são os nosso favoritos.





Tática II – Introduzir um objeto surpresa
Depois de inúmeros figuras mal feitas, cobrinhas que sempre quebram no meio e centenas de bolinhas de diferentes tamanhos, a brincadeira com massinha de modelar perde sua graça. Neste dia, a caixa de ovos veio bem a calhar. Ela transformou-se em castelo, em garagem para as bolinhas e até cama para bonequinhos. Igor brincou com as massinha, sem precisar tanto da minha interferência por mais uns 15 minutos, tempo mais do que suficiente para você respirar e entrar no facebook para inteirar-se da vida alheia.


Tática III – Hora do lanche
Enquanto as crianças comem elas estão quietas e isso é tudo que você precisa no intervalo entre as brincadeiras. Que tal tornar a  hora do lanche mais divertida e com isso mais duradoura? Dá um pouco de trabalho na preparação, mas rende um bom tempo de descanso depois. Basta cortar as frutas de formas e tamanhos diferentes, acrescentar algumas opções de biscoitos e pronto,  a imaginação do seu filho toma conta do resto.







Crie e invente. E mande as dicas pra gente: folgadababa@gmail.com
Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário