Para mães divertidas, seguras, criativas, cheias de atitudes, atletas, donas de si, firmes, corretas e também para as mães que, como eu, não são tanto, mas são boas, intencionalmente boas mães.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

"Vi até vaca"

André e Patrícia
Conversando com o filho ( 4 anos) de um grande amigo sobre animais e zoológicos, ouvi uma frase que me fez arrumar as malas e colocar o pé na estrada: "...Uma vez, eu vi ATÉ vaca!"
Como assim "ATÉ" vaca? Vaca é básico! Moooooooommm é um das primeiras onomatopeias que você aprende a fazer, acho que só perde para Au Au.

Dois dias depois do ocorrido eu estava dentro de um carro com 2 meninos e uma babá. Rumo ao interior do Ceará, fazendo Boa Esperança em Irauçuba, fazenda da Vovó Aninha. Três dias por lá, cheguei em casa apenas para reabastecer as malas. Rumo a Paraipaba, Muriti, fazenda do vovô Almir.
Debulhando feijão
Nem todos tem a sorte de ter uma fazenda para ir, um sítio, ver as fruteiras e os ninhos dos pássaros. Se você não tem, rebole-se. Faça algo. Y-park e Engenhoca tem animais da fazenda para serem vistos. EcoPoint tem animais selvagens, porém, visitar exige burocracia. O zoológico Sargento Prata tem animais típicos de nossa fauna, o que já é um bom começo. Esportes envolvendo animais como Hipismo são maravilhosos também.

Mas não dá para negar, fazenda é tudo de bom.

Banho de lagoa
É tirar leite da vaca, pegar ovo no ninho da galinha e do capote sem esquecer o indez. É andar a cavalo, jumento e bicicleta sem freio. Comer nata fresquinha no pão, debulhar feijão e assar milho. É rezar pela chuva e correr para tomar banho nela. Tomar banho de açude e de bica, obedecer o relógio da barriga e fazer xixi no mato. Ter medo de cobra e de sapo, usar repelente e andar descalço.

Meus meninos fizeram tudo isso. Algumas vezes com timidez, outras com alegria explicita. O que importa é a experiência, o tentar e o experimentar.
Olhando o rebanho
Ah, e não dá para deixar de falar da troca de experiências. Conversar com pessoas de vidas tão distintas. Notar e aprender que existem outras pessoas e lugares e várias formas de sermos felizes.  André ( 4 anos) brincando com Ronier ( 9 anos), nascido e criado na fazenda. Ronier levou André para andar a cavalo e pegar nos bezerros... André mostrou Ronier como se joga "Angry birds" no iTouch e como se fala os números e letras em inglês.

Primeiro dia: André se aproximou do estábulo e disse: Cheiro podre.
Segundo dia: André se aproximou do estábulo e disse: Cheiro de coco de vaca.
Terceiro dia: André se aproximou do estábulo e disse: Cheirinho de fazenda!

Vitória. Missão cumprida!



Um comentário: