Para mães divertidas, seguras, criativas, cheias de atitudes, atletas, donas de si, firmes, corretas e também para as mães que, como eu, não são tanto, mas são boas, intencionalmente boas mães.

terça-feira, 10 de maio de 2011

lugar de criança é na cozinha

Sempre vemos a cozinha como um local super perigoso para crianças. De fato, dos acidentes domésticos envolvendo crianças, muitos acorrem na cozinha, sendo as queimaduras graves as grandes vilãs. Porém, gostaria de desmistificar um pouco a cozinha, e valorizar o tempo que passamos nela com nosso filhos. Não precisa ser um chefe de cozinha para fazer um suco de laranja ou um sanduíche de queijo, então, mesmo que você não goste ou se interesse por cozinha, sempre que for cozinhar, chame seu filho para ajudar. Você vai espantar-se com o nível de curiosidade e interesse que crianças acima de 1 ano e meio mostram pela cozinha. Crianças entre 1 e 4 anos adoram receber pequenas tarefas e sentem-se super bem ao alcançarem seus objetivos e a cozinha é um lugar perfeito para tais tarefas. Você criará uma consciência maior com relação as tarefas domésticas, cultivará o gosto por comidas saudáveis, trabalhará habilidades em matemática, expandirá o vvocabulário do seu filho, passará mais tempo interagindo com ele... Se o fato de ter um ajudante na cozinha não estava bastando para levar seu filho a ela, pense nestes outros fatores :)
Aí vão algumas ideias para você interagir com seu filho na cozinha:
1. Deixe que ele coloque as frutas dentro do liquidificador quando estiver preparando a vitamina
2. Peça que ele conte quantas colheres de açúcar, xícaras de farinha, copos de leite e ovos você colocou na receita do bolo
3. Deixe que ele faça um suco de laranja ( André fez pra família inteira!)
4. Coloque as bolachas Maria para ele esfarelar para você fazer a massa da torta de limão
5. Faça brigadeiro e deixe ele tentar fazer as bolinhas
6. Faça pipoca em uma panela com tampa de vidro e mostre a ele as pipocas surgindo a partir do milho ( essa foi a predileta do André)
7. Deixe ele ajudar a fazer o leite do irmão mais novo colocando as medidas de leite em pó na mamadeira
Boa sorte com seu futuro Paul Bocuse na cozinha, e se ele realmente tomar gosto pela coisa, coloquei em um curso de culinária para crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário