Para mães divertidas, seguras, criativas, cheias de atitudes, atletas, donas de si, firmes, corretas e também para as mães que, como eu, não são tanto, mas são boas, intencionalmente boas mães.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Integral sim, por opção.

Pessoa inconveniente: -Teu filho estuda onde?
Eu: -No FB Baby.
Pessoa inconveniente: - De manhã ou de tarde?
Eu: - Integral

Pessoa inconveniente: - Oh... Coitadinho... Passa o dia todinho fora de casa.

Oh... coitadinho???? Coitadinha de mim que passo o dia trabalhando. Ele tem 4
refeições por dia com cardápio bem variado, estuda, dorme depois do almoço durante 2 horas em sala com ar-condicionado, toma 2 banhos por dia, faz esportes, faz experiências, BRINCA muito, toma banho de mangueira, vai à fazendinha alimentar os animais, vai à biblioteca, à sala de vídeo... Difícil competir com a qualidade e diversidade da programação que a escola oferece. Se você é uma mãe que pode passar um turno com seu filho e está disposta a ter uma programação infantil bem ativa, ler um livro com seu filho, assistir a filmes juntos, incentivar a prática de atividades extra-curriculares etc, etc, etc, Aí sim, darei meu braço a torcer. Diante de qualquer outro cenário, direi, me poupe!

No início coloquei meu filho em período integral na escola por necessidade, hoje o faço por opção. Fico aterrorizada com a imagem do meu filho com a chupeta na boca assistindo Discovery kids o dia todo e merendando biscoitos recheados que a babá comprou com o troco do pão.

Somos diferentes, temos visões diferentes e podemos até ter valores distintos, porém também sou mãe, assim como você, quero o melhor para o meu filho todos os dias.

O melhor é não julgar, acredite. Em raríssimas situações uma mãe faz algo, conscientemente, que prejudique seu filho. No mínimo, ela tem boas intenções ao fazer o que faz. E aí, vem você olhar pro meu filho com esse olhar compadecido. Mereço!

Coloque-se no meu lugar, e experimente a sensação.

Eu: - Seu filho estuda onde?

Pessoa inconveniente: - No Christus

Eu:- Período integral?

Pessoa inconveniente: - Não, Claro que não, apenas pela manhã.

Eu:- Oh, coitadinho... Passa a tarde ouvindo a conversa da babá semi-analfabeta no celular, e escutando a programação super instrutiva com musica de qualidade da FM 93. Você não acha que ele merece coisa melhor?

Vamos combinar uma coisa então. Ninguém julga ninguém, e estamos conversados!

4 comentários:

  1. Arrasou Justa!!!!! Também me dá nos nervos quando alguem vem dizer que tem pena dos meus filhos porque ficam o dia todo na escola... Eu pergunto logo: pena??? tenho pena é de quem passa a tarde assistindo tv e escutando forró! prontofalei!
    E o pior, muitos dos que tem pena nem tem tempo pra ver o filho na hora do almoço, mas mesmo assim preferem deixá-los aos cuidados dá babá... ok ok, o combinado era nao julgar :) bj

    ResponderExcluir
  2. Iusta, mais uma vez concordo com vc! Sou professora de uma grande escola de Fortaleza, e dos alunos de tempo integral, e sou fã! Mesmo antes da minha filha nascer eu dizia que a colocaria nesse sistema, pq não queria ela passando a tarde na frente de uma televisão, aprendendo o q não deve. Eles têm todo o apoio necessário, comem bem, aprendem bastante, e se divertem!! Recomendo demais! bjs

    ResponderExcluir
  3. Sou fã de creche e indico pra todo mundo, coloquei meu mais velho aos 4 meses e não me arrependo!!! Acho que a criança aprende muito, fica mais doente, é verdade, mas tá criando imunidade (é o que me conforta), a criança aprende a se virar mais!!! Quando precisei, meu filho mais velho ficou período integral na creche e foi ótimo, agora estou trabalhando até 15h e fico com os dois em casa, até porque acho muito importante os dois conviverem juntos e aprenderem a dividir em casa. Não é uma tranquilidade saber que, ao invés de uma babá, você tem uma pedagoga, uma fonoaudióloga, uma nutricionista, uma psicóloga e mais outros profissionais preparados cuidando e observando seu filho diariamente???? Eu me sinto mais confortada!!! Levei ontem meu bebê de 1 ano a uma pneumologista muito conhecida e ela disse que ele DEVE sim continuar na creche, ai que alívio!!!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom ler estes comentátários. Esta semana, meu bebe de 4 meses começõu no Berçário. Estamos adorando!!!
    Estou, no entanto, vivendo diariamente a seguinte conversa:
    Pessoa inconveniente:qual a idade do seu Bebê?
    Eu: 4 meses
    Pessoa inconveniente:já começõu a papinha?
    Eu: - não, só mama.
    Pessoa inconveniente: sorte a sua, nao ter que trabalhar.
    Eu: já voltei a trabalhar. Desmamo o meu leite para ser dado na mamadeira
    Pessoa inconveniente: a babá está dando na mamadeira?
    Eu: não tenho babá. Ele está no Berçário do FB baby.
    Pessoa inconveniente: - Oh... Coitadinho... Já começõu a ir a escola!!!
    Eu:coitadinho? Preferi deixar ele na mão de profissionais (pedagoga, psicologa, nutricionista) em um local bem adaptado a idade dele a deixar na mão de uma pessoa que se veste de branco e por isso se considera `` enfermeira``
    Beijos
    Annelise

    ResponderExcluir